segunda-feira, 5 de setembro de 2011

semeando vidas: leia até o fim!

Acho que todos nós já ouvimos mais de uma vez a parábola do semeador né? Não sei quanto a voces, mas pra mim, nesse trecho de mateus 13 a única coisa que eu prestava atenção era os tipos de solo que representam os tipos de corações. Mas a Palavra de Deus é muito incrível, que mesmo que a gente leia várias e várias vezes sempre vai aprender algo novo. Eu tive a oportunidade de ouvir uma pregação de um missionário no Senegal que me tocou bastante e queria compartilhar com vocês.
Vamos tentar prestar atenção no semeador nessa parábola.
A primeira coisa que Jesus diz é: "eis que o semeador saiu a semear...". Note que ele não conta nenhuma característica desse homem, como era a sua aparência ou como foi seu passado, ele sequer cita seu nome. E é isso que Deus quer de seus servos, ele nos chama ao anonimato. O que temos que entender é que somos cooperadores de Deus (1 Co 3.6-9) e nada mais do que isso. Se você pregou o evangelho para uma pessoa ou para 100, você não estava fazendo nada além da sua obrigação. Somos apenas TRABALHADORES que servem ao Dono da Fazendo e não temos o direito de dizer a ele que tipo de semente ou solo é melhor para se plantar. Nós apenas o fazemos, sem questionar as ordens do Patrão.

Isso é outra característica do semeador, Ele não questiona o seu trabalho, apenas o faz. "Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel" (1 Co 4.2). Deus não mede o seu servo pela quantidade de frutos que gerou (quando digo frutos, quero dizer a quantidade de pessoas que aceitaram Jesus pelo seu testemunho), mas o mede por ter sido fiel. E ser fiel compreende semear em TODOS os tipos de solo. TODOS precisam ouvir a mensagem do Evangelho, não importa se aos seus olhos essa pessoa seja como um solo rochoso, ou como as sementes que caíram no caminho. Temos que pregar para todo tipo de gente, drogados, ateus, pessoas que pareçam felizes, TOOODOS. Nós não somos secretários executivos da santíssima trindade, e não temos o poder para decidir quem irá aceitar a mensagem da cruz ou não, não podemos dizer: "não vale a pena insistir com essa pessoa, ela é um caso perdido". Durante algum tempo eu pensei dessa forma e quase desisti de alguém que amo muito por acreditar que ela não aceitaria a Cristo. Mas nesse dia, Jesus me mostrou que eu não posso decidir isso, eu não tenho esse poder, nem esse direito, o responsável por isso é o ESPÍRITO SANTO. Jeremias ficou 40 anos, clamando e gritando arrependimento para o povo sem sequer ver um só furo do seu trabalho. Pelo contrário, foi preso, humilhado, maltratado e jogado em um poço. O que temos que ter em mente é que antes de voltar nos regozijando com os frutos, temos que caminhar chorando pelo caminho. "Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão"(Salmos 126.5).
Deus não exige que seus servos tenham um diploma ou tenham mais de 30 anos, Ele está a procura de um coração disposto a servir. Quando nós nos ajoelhamos diante do trono e dizemos entre lágrimas: "Senhor, eu não sou capaz", é quando Ele nos diz com um sorriso: "Agora sim filhinha, você está pronta. Eu não pude usá-la antes porque você estava cheia de si. Mas agora você está vazia o suficiente para que eu a encha como meu espírito e com as minhas sementes, então você poderá semear para todos os tipos de solo a minha mensagem. Não se esqueça: eu te amo, e isso é algo que nunca vai mudar."
"Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o Diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Apocalipse 2.10

Um comentário:

LinkWithin