domingo, 17 de abril de 2011

mais chegado que um irmão - homenagem ao dia do amigo (18 de abril)



Aproveitando o lindo vídeo postado pela Jessica aí embaixo, vamos falar um pouco sobre a verdadeira amizade. Acho que o exemplo mais lindo sobre amigos que se tornaram irmãos é o de Davi e Jônatas.
"Saul e Davi terminaram a sua conversa. Jônatas, filho de Saul, começou a sentir uma profunda amizade por Davi e veio a amá-lo como a si mesmo.
Daquele dia em diante Saul levou Davi para a sua casa e não deixou que voltasse para a casa do seu pai. Jônatas e Davi fizeram um juramento de amizade, pois Jônatas tinha grande amor por Davi. Ele tirou a capa que estava usando e a deu a Davi. Deu também a sua túnica militar, a espada, o arco e o cinto." (1 Samuel 18.1-4)
Acho que é impossível entendermos a profundidade desses versos sem antes sabermos o que estava acontecendo. Saul, havia se tornado um rei orgulhoso e egoísta, e por isso, Deus o castigou tirando dele o direito de permanecer no trono. O Senhor então, na sua profunda sabedoria escolhe um jovem pastor, Davi, para ser o próximo rei de Israel. A maneira como Davi matou Golias provou a todos que ele havia sido escolhido por Deus. Na intenção de mantê-lo sob vigilância Saul convida Davi para morar no seu palácio, dando início a uma série de tentativas para matar o escolhido de Deus. E foi nesse cenário que Jônatas passa a amar Davi como a si mesmo. Você consegue entender o quão profundo é isso ? quer dizer, antes de pensar nas suas vontades e nos seus interesses Jônatas pensava primeiro no que seria melhor para se amigo, mesmo que isso significasse a sua morte.
Esse é o princípio do amor de Jesus por nós. É aí que enxergamos o primeiro fundamento de uma amizade verdadeira: ela é baseada no amor de Cristo. É isso que a torna tão forte, ao ponto de nada, nem a distância, nem o tempo poder apagá-la.
"Então Saul ficou muito zangado com Jônatas e disse: -Seu filho de uma mulher à toa! Agora eu sei que você passou para o lado de Davi, trazendo desonra para você e para a sua mãe! Enquanto Davi for vivo, você não será rei deste país. Vá agora e traga-o aqui porque é preciso que ele morra! -Por que é que ele deve morrer? -perguntou Jônatas. -O que foi que ele fez?
Então Saul atirou a sua lança contra Jônatas para matá-lo. E assim Jônatas compreendeu que o seu pai estava mesmo resolvido a matar Davi." (1 Samuel 20.30-33)
"E Davi estava com medo porque Saul tinha saído para matá-lo. Davi passou a viver em Horesa, no deserto que fica perto de Zife. Jônatas foi encontrar-se com ele ali e lhe deu coragem para confiar na proteção de Deus. Jônatas disse: -Não tenha medo. Saul, o meu pai, não conseguirá causar-lhe nenhum mal. Você será o rei de Israel, e eu ocuparei o segundo lugar no seu governo. E o meu pai sabe muito bem disso. E ali, na presença do Deus Eterno, os dois renovaram a sua promessa de amizade. Davi ficou em Horesa, e Jônatas voltou para casa." (1 samuel 23.15-18)
Davi estava a ponto de desistir. Ele estava sendo duramente perseguido por Saul e seus soldados, estava sempre cheio pelo medo de morrer. E é exatamente nesse ponto de sofrimento e angústia que seu melhor amigo lhe traz palavras de conforto. Sabe, você pode ter milhões de pessoas que se dizem suas amigas em tempos de alegria; mas nós só percebemos quem realmente nos ama quando chegam os sofrimentos. Eu tenho uma amiga que várias vezes se mostrou uma irmã nas tristezas, por isso sei do que estou falando. "Em todo tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão" PV 17.17
sempre que leio esse versículo em vermelho fico impressionada com a humildade de Jônatas. Ele não estava abrindo mão de um brinquedo, mas estava desistindo de ser rei ! Ele sabia que era Davi que Deus escolhera para reinar que com toda humildade e totalmente detituído de egoísmo deu o que muitos mataram para conseguir: o trono. Ainda que não sobrevivesse para reinar junto de seu amigo - vindo a morrer pouco tempo depois em uma batalha - Jônatas permanece até hoje como o maior exemplo de lealdade e amizade. Davi chorou e lamentou muito a morte de seu melhor amigo.
mas uma verdadeira amizade não acaba. Ela tem o incrível poder de resistir ao tempo e às circunstâncias. Somente com a amizade de Davi e jônatas - que o impediu de ser morto por saul, Israel pôde esperimentar o governo do maior rei (humano) que já tiveram, e mais profundo ainda, foi da linhagem de Davi que nasceu o mais precioso homem: Jesus. Isso só nos mostra que toda amizade firmada nas promessas de Deus tem o poder de transformar a história da humanidade. E não há nada, nem tristezas, nem distância, nem tempo que possa apagá-la.

Obrigada, Jessica pela sua amizade, e por se mostrar uma verdadeira irmã nos momentos de angústia. Sei que com a ajuda de Deus podemos mudar o mundo !





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin