domingo, 24 de abril de 2011

ESPECIAL DE PÁSCOA: as 7 frases ditas por Jesus na cruz

Mesmo com todo o sofrimento que Jesus estava passando, os pregos que perfuraram suas mãos, os espinhos que feriam sua cabeça além de toda a humilhação que uma multidão inteira gritava aos pés da cruz, Cristo ainda conseguiu dizer algumas frases. Elas podem parecer pequenas ou sem sentido, mas revelam significados muito profundos.

*"Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" (lucas 23.34)
Se você não sabe ou se esqueceu, no momento em que Jesus disse essas palavras, sacerdotes, escribas, soldados e uma multidão gritavam xingamentos a Ele. Eles haviam colocado uma placa acima da cruz dizendo: "JESUS, O REI DOS JUDEUS", e diziam: "não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também" (lc 23.39). Foi em meio a toda essa humilhação que Cristo demonstrou a mais pura e perfeita misericórdia, pedindo a Deus que os perdoasse, pois não faziam ideia do que estavam fazendo. E mesmo assim, nós ainda temos mágoas com pessoas que nos insultaram quando deveríamos imitar o mestre.

* "Em verdade te digo que hoje estrás comigo no paraíso" (Lucas 23.43)
Jesus disse isso a um dos criminosos que estava sendo crucificado com Ele, e que, mesmo nos últimos instantes de sua vida creu que Cristo era o Filho de Deus. A sua humilde submissão conquistou-lhe a vida eterna.

* "mulher, eis ai teu filho, ... eis aí tua mãe" (João 19.26,27)
Durante sua crucificação, Jesus pede a João, um de seus discípulos , que cuidasse de sua mãe, Maria. Não importa a situação, Cristo estava sob profunda angústia, mas se preocupou e ainda se preocupa com a vida de seus amados e está disposto a ajudá-los, pois a maior prova de amor Ele ja estav fazendo: derramando o seu sangue para nos salvar.

* "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste ?" (Mateus 27.46)
Para mim, essa foi uma das frases mais chocantes de todo o evangelho. O pecado nos faz distanciar-nos de Deus, e Jesus estava carregando o peso dos pecados de todo o mundo, o que o fez experimentar a separação de Deus. Apesar de toda a dor que sentia, a pior de todas era sentir o abandono divino.

* "tenho sede" (João 19.30)
essas palavras parecem simples, mas provam que Jesus era humano, sentiu as mesmas dores que nós e também foi tentado, mas venceu. Por isso, Ele é o único que pode nos ajudar a vencer todas as angústias dessa vida.

* "Está consumado" (João 19.30)
está terminado. Está terminado o poder das trevas sobre nossas vidas, fomos libertos da escravidão do pecado que nos distanciava de Deus. Jesus pagou todo o preço da sua dívida e agora nós somos livres para adorá-lo e viver uma vida que o agrade.

* "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lucas 23.46)
As últimas palavras de Jesus deram a todo o povo a esperança em um Deus gracioso. No pior momento de sua vida, Jesus confiou em seu Pai Celeste. Esse pai é o mesmo que nos ama incondicionalmente e quer nos revelar todos os planos maravilhosos que Ele mesmo preparou e que agora, livres e comprados pelo sangue do Cordeiro, podemos cumprir.

Um comentário:

LinkWithin