terça-feira, 5 de outubro de 2010

OLHE AINDA MAIS UMA VEZ

Hoje, a passagem que eu vou usar de inspiração se encontra em Marcos 8: 22 a 26, e nos diz o seguinte :
“Então, chegaram a Betsaida ( Jesus e seus discípulos ) , e lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse. Jesus , tomando o cego pela mão , levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe : Vês alguma coisa ? Este , recobrando a vista, respondeu-lhe : Vejo os homens, pois como árvores os vejo, andando . Então, novamente lhe pôs as mãos nos olhos, e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido , e tudo distinguia de modo perfeito. E mandou-o Jesus embora para casa, recomendando-lhe : Não entres na aldeia . ”
Analisando essa passagem, eu poderia falar sobre muuuuuitas coisas:

1 – Note que a passagem diz: e lhe TROUXERAM um cego (...) , ou seja, alguém, notando o sofrimento do cego, notando sua aflição , o levou até Jesus , com a certeza de que o seu problema poderia ser resolvido. Olhe ao seu redor : e o seu vizinho angustiado ? E o seu amigo que está sofrendo ? E a sua colega amargurada? Você esta levando eles até Jesus para que ele possa lhes restaurar a visão ?

2- Na mesma passagem, diz que Jesus tomando o cego pela mão, o levou para fora do povoado, da aldeia . Temos que entender que as coisas não são como nós queremos, às vezes Jesus precisa nos tomar pela mão, e nos conduzir para fora daquela circunstancia, para fora do NOSSO contexto , para fora das nossas vontades, e aí sim, realizar ao tempo DELE , a sua vontade para nossa vida, que pode não parecer aos nossos olhos, MAS A VONTADE DELE É O MELHOR.

Ah, são inúmeras as coisas que podemos falar sobre isso, mas hoje, eu quero especialmente falar sobre OLHAR MAIS UMA VEZ. Perceba que na primeira vez, Jesus pergunta ao cego se ele está vendo alguma coisa, e ele diz que está vendo homens tais como árvores; logo, Jesus lhe impõe as mãos novamente e aí sim ele enxerga tudo CLARAMENTE. Existem pelo menos 4 áreas em nossa vida onde precisamos olhas duas vezes ( ou quantas forem preciso ) para não confundir homens com árvores :

1 ) Julgamentos precoces
Certa vez, Ana, com muita angustia no coração, pois vivia em uma sociedade onde a mulher estéril era considerada inútil, entrou no templo cheia de mágoas , e começou a orar, pedindo a Deus que lhe desse um filho. Logo o sacerdote, ou um homem que estava no templo, chegou e disse : Mulher, porque você está bêbada, porque bebeu antes de adentrar nos átrios do Senhor ? E ela que estava movendo os lábios em oração e clamando firmemente, disse que não estava bêbada, mas que sua angustia era muito grande . E acabou que o homem ficou com a cara no chão e ainda pagou o maior mico. Às vezes somos assim em nosso cotidiano, esquecemos de olhar ainda uma vez e acabamos fazendo julgamentos precipitados. Mas não se esqueça, que com a mesma medida que medir , será medido. Não custa nada, olhar ainda uma vez, para não confundir homens com árvores.


2) Perdão
Quando estamos com raiva de uma pessoa, é verdade que não queremos saber de mais nada , e só queremos esfregar na cara daquela pessoa que ela está errada e que nos deve desculpas. Em meio a nossa ira e furor, esquecemos de olhar ainda uma vez com a finalidade de promover PERDÃO, RECONCILIAÇAO. Você tem feito isso ? Talvez você nem tenha percebido : mas como espera que Deus lhe perdoe, se nem ao seu semelhante voce consegue perdoar ? Na oração do pai nosso isso está bem claro : PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO. Não se esqueça : olhe ainda uma vez para promover perdão, deixe de lado sua razão e sua soberba, e como diz o ditado : É melhor ser feliz do que ter razão. Não se perca nessa razão, no seu orgulho, bem antes use-a para promover a paz.

3) Aparências
É bem verdade que temos inveja de uma pessoa cheia de aparências, bens materiais, dinheiro, carrão . Aparecem nas colunas sociais cheias de sorrisos, rodeadas de pessoas importantes, fama, aparentemente felizes. Mas você já foi conferir de perto a vida dessa pessoa ? No salmo 73 o salmista deixa bem claro que tem inveja da prosperidade dos ímpios:
- Verso 3 : Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos.
Verso 5 – Não partilham das canseiras dos mortais , nem são afligidos como outros homens.
Verso 12- Eis que são estes os ímpios , e , sempre tranqüilos, aumentam suas riquezas.
Verso 14 – Quanto a mim, de contínuo sou afligido e cada manha, castigado.
*****Quando ele entra no santuário de Deus, Deus lhe revela a verdade :
Verso 18 – Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição .
Verso 20- Como ao sonho, quando se acorda, ó Senhor, ao despertares, desprezarás a imagem deles .
Verso 27 – Os que se afastam de ti, eis que perecem, tu destróis todos os que são infiéis para contigo.
Verso 28 – Quanto a mim, bom é estar junto a Deus, onde ponho meu refúgio , para proclamar todos os teus feitos.
Concluindo, temos que passar a olhar ainda uma vez para as aparências, para não trocar homens por árvores, pois como todos já sabemos, ELAS ENGANAM.

4 ) O Evangelho.
Para terminar, temos que olhar ainda uma vez ao evangelho : Reconheça que você ainda está muito longe de Deus. Deixe ele te tomar pela mão e te tirar do povoado; para aí sim, ao seu tempo, restaurar-lhe a visão, mas não a SUA visão limitada, e sim, a visão perfeita que Deus tem pra voce . Pois se voce não fizer isso, ainda vai trocar muitas e muitas vezes homens por árvores. Como diz a música : Tua visão pra minha vida é o que eu quero ter, os teus propósitos pra mim, vou viver . OLHE AINDA UMA VEZ PRA JESUS, POIS ELE ESTÁ DE BRAÇOS ABERTOS PARA VOCE .

Deus te abençoe.
Giovana :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin