domingo, 19 de junho de 2011

Segunda Chance

Sabe, sempre admirei muito o apóstolo Paulo, o jeito incrível como se converteu, a maneira como escrevia e ensinava... Mas o apóstolo com quem mais me identifico é Pedro.
ele era, talvez, um dos mais participativos discípulos de Jesus, quando Este perguntou aos doze quem eles achavam que Ele era foi Pedro quem disse: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mt 16.16)
Mas em lucas 22.31-34 diz: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Ele porém, repondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conhece, antes que o galo cante."
e ele realmente o fez. Negou Jesus. Não somente uma ou duas vezes, mas três. Aquele que apenas algumas horas antes dissera que estava pronto para morrer com seu mestre, agora o
negava três vezes.
E nós podemos julgar Pedro quantas vezes quisermos, mas todos nós já
negamos Cristo alguma vez. Quando escolhemos mentir para os nossos pais, mesmo sabendo que o Diabo é o pai da mentira (João 8.44); quando falamos mal de alguém mesmo ja tendo ouvido diversas vezes a frase "atire a primeira pedra quem nunca cometeu um erro" (joão 8.7)
Então a primeira lição que podemos tirar da vida de Pedro é que todos nós falhamos. Se nós não cometêssemos erros, Jesus não precisaria ter morrido por nós.
Logo depois de ter negado a Cristo, Pedro chorou amargamente, talvez como nunca tivesse chorado antes. (Mateus 26.75). Pense em como ele estava desapontado
consigo mesmo. Eu consigo imaginar isso muito bem, ja que diversas vezes fiz ou falei algo que sabia que magoaria e muito o meu Deus. Mas então é aí que vem a boa notícia: depois de toda a vergonha, da decep
ção e da tristeza, Jesus ressucita e dá a Pedro uma segunda chance. E essa é a segunda lição que podemos tirar da vida desse discípulo: não importa quantas vezes você falha, Deus te dá sempre uma nova chance de um recomeço.Depois de ter tido esse encontro maravilhoso com Jesus (João 21.15-18), Pedro se sente renovado, e decide seguir a cristo, custe o que custar, até o fim, e dessa vez, pra valer. E ele realmente o faz.
Aquele humilde pescador, desiste de tudo, e começa a pregar, quer para judeus, quer para gentios, a maravilhosa mensagem de esperança do evangelho. Essa é outra lição: tão certo como você vai errar, você também vai acertar. E aí você pode pensar "puxa, então quer dizer que quando sou perdoado minha vida se transforma em um rio de tranquilidade e bênçãos?". É claaaaaaaro, que não.
Quer saber como termina a vida de Pedro? Ele morreu crucificado de cabeça para baixo, porque não se achava digno de morrer como Jesus, o seu precioso mestre.
E foi aí que Pedro entendeu a plenitude de servir a Deus. Nem todo o medo, nem toda a angústia, nem toda dor, pode se comparar com uma eternidade inteira na presença do Rei.
Ele finalmente compreendeu o que muitos cristãos ainda não entenderam: seguir Jesus é segui-lo custe o que custar, em qualquer circunstância!
Agradeça a Deus por todas as "segundas chances" que Ele te deu mesmo sem merecer, e se decida de uma vez por todas, assim como Pedro, a seguir Jesus até o fim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin