quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

HUMILDADE

HUMILDADE


Você deve estar se perguntando o porquê da figura ao lado. Bom é que o tema que vamos tratar agora é sobre humildade, e o contrário desta é o orgulho. “ta, mas o que isso tem a ver com a foto?” Acontece que pessoas orgulhosas sempre se acham o “último biscoito do pacote”, se acham sempre mais importantes ou especiais do que as outras.

Quando Jesus pregou o sermão que define o caráter do verdadeiro discípulo, suas palavras iniciais foram: “Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5:3). A humildade é uma característica essencial para termos um relacionamento saudável com Deus. Não é possível citar todos os personagens da bíblia que falharam com Deus ao se deixar levar pelo orgulho, mas alguns deles são, por exemplo, o rei Nabucodonosor. Ele era um rei forte e poderoso de um grande reino: a Babilônia. Mas conforme suas conquistas foram aumentando, ele começou a pensar que conseguiu tudo aquilo com suas próprias forças, e foi preciso que Deus mostrasse a ele na prática, que aquilo não era verdade. Outro exemplo de homens orgulhosos são os fariseus, por serem grandes conhecedores das Escrituras se consideravam melhores do que os outros. Como saber então se eu sou orgulhoso? Bom, aqui estão algumas características de pessoas arrogantes:
- Os orgulhosos não gostam de servir, por se considerarem melhores do que os outros pensam que merecem sempre o melhor tratamento, o melhor pedaço do bolo, querem sempre ser os que mandam, os líderes e por aí vai.
- Sem humildade nunca encontraremos a verdade. O homem orgulhoso pensa que já conhece as respostas e não admite o fato de que outras pessoas saibam mais que ele, criando um bloqueio para o estudo da Bíblia.
- Outro problema relacionado com a arrogância é a dificuldade de aceitar a correção. Um exemplo clássico disso são os fariseus (já citados). Eles estavam tão cegos pela sua arrogância, que não davam ouvidos a Jesus, ou a qualquer outro que os desafiasse dizendo que estavam errados.
Jesus já nos deu o exemplo mais profundo de humildade quando lavou os pés dos discípulos. Se o rei dos reis serviu a simples humanos quanto mais nós deveríamos fazer? Quem somos nós comparados àquele que criou todo o universo e o sustenta de forma perfeita e incomparável? Depois de ter comido capim (leia Daniel 4.1-37), Nabucodonosor elevou seus olhos para os céus e percebeu que é Deus quem faz das pessoas o que elas são e é Ele que permite as nossas conquistas ou falhas. Quando começamos a pensar que somos muito importantes ou que merecemos algum tratamento especial, então devemos tirar nossos olhos de nós mesmos e daquilo que fazemos e elevá-los para os céus e para a grandeza de Deus.
“Assim como a humildade é a escada pela qual Deus desceu até o nosso nada, por ela é que o nosso nada se eleva até Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin