domingo, 24 de junho de 2012

Meu nome é...

- Bond, James Bond

Quem não conhece essa frase né? Existem certas situações em que saber o nome ou sobrenome de alguém muda tudo! Como no caso do nosso querido 007...
Nós não estamos em nenhum filme hollywoodiano, mas antigamente o nome de alguém também era algo muito importante. Muito mais do que ser apenas a maneira como as pessoas o chamariam, ou o que constaria nas suas assinaturas, o nome de uma pessoa contava a história de sua vida.
Nós vemos esse significado bem nítido no livro de gênesis: Deus mudou o nome de Abrão para Abraão que significa "pai de multidões" e é o que ele realmente foi!

Mas um personagem em especial me chamou atenção a esse respeito: Jacó.
Jacó quer dizer enganador. Pode parecer meio estranho uma mãe por o nome de seu filho de enganador, mas foi o que Rebeca fez, e pra falar a verdade Jacó fez esse significado ser bem real na sua vida. Primeiro ele "compra" os direitos de filho mais velho de seu irmão, Esaú. Depois, engana seu pai só para receber as bençãos que seu irmão deveria receber e por último tenta enganar seu sogro.
A vida de Jacó foi basicamente isso: trapacear, sempre tentando tirar vantagem dos outros e passar a perna neles. Ele era do tipo "espertinho". Apesar de tudo isso, Deus manteve sua promessa com Abraão e abençoou muito Jacó (é claro que ele recebeu as consequências de seu pecado... ) Mas o fato mais impressionante da vida de Jacó, pelo menos na minha opinião, está relatado em Gênesis 32:22-32
Durante toda a sua vida, Jacó foi movido por egoísmo e superstições, em Gn 28:20 ele diz:
"Se tu fores comigo e me guardares nesta viagem que estou fazendo, se me deres roupa e comida e se eu voltar são e salvo para a casa de meu pai, então tu, ó Senhor, serás o meu Deus"
Percebem o que ele estava fazendo? Ele estava praticamente chantageando a Deus como se Ele precisasse de alguma coisa nossa. Com certeza Jacó teria muito o que aprender.
Um dia, quando ele estava voltando para casa para encontrar-se com seu irmão, um anjo apareceu a ele e os dois começaram a lutar! Jacó diz que não deixará o anjo antes que ele lhe desse sua bênção. Então o anjo faz a pergunta crucial de toda a narrativa:

- Como te chamas?

Ele não estava apenas perguntando o nome de Jacó, mas estava questionando: "quem é você? o quem tem feito durante toda a sua vida?". Jacó para alguns instantes, pensa e em seguida responde:

- Eu me chamo JACÓ.

Ele não estava apensa revelando sua identidade ao anjo, mas é como se estivesse dizendo: "É isso o que eu sou: um enganador"
Quando ele finalmente reconhece isso, algo surpreendente acontece e o anjo lhe diz:
- Já não te chamas Jacó, e sim, Israel.

Percebem o que aconteceu aqui? Quando Jacó parou de chantagear a Deus e tirar proveito das pessoas e simplesmente se reconheceu como um ser pecador e perdido, as coisas simplesmente mudaram. Ele passou de enganador, para príncipe de Deus.

Quando nós paramos de tentar conseguir graça com as nossas próprias forças e paramos de inventar desculpas esfarrapadas, mas reconhecemos a nossa situação como pecadores desesperados por salvação (esta que jamais conseguiríamos sozinhos) é aí que a cura começa, é aí que Deus muda nossos nomes e nossas vidas.

"O primeiro passo para ser curado é reconhecer que está doente"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin