quinta-feira, 30 de junho de 2011

Salvando estrelas...

Era uma vez um escritor que morava em uma tranqüila praia, junto de uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele caminhava à beira do mar para se inspirar, e à tarde ficava em casa escrevendo. Certo dia, caminhando na praia, ele viu um vulto que parecia dançar. Ao chegar perto, ele reparou que se tratava de um jovem que recolhia estrelas-do-mar da areia para, uma por uma, para jogá-las novamente de volta ao oceano.

- “Por que está fazendo isso?”- perguntou o escritor.

- “Você não vê! –explicou o jovem– A maré está baixa e o sol está brilhando.
Elas irão secar e morrer se ficarem aqui na areia”. O escritor espantou-se.

- “Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo afora, e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pela praia. Que diferença faz? Você joga umas poucas de volta ao oceano. A maioria vai perecer de qualquer forma”.
O jovem pegou mais uma estrela na praia, jogou de volta ao oceano e olhou para o escritor.

- “Para essa aqui eu fiz a diferença..”.

Naquela noite o escritor não conseguiu escrever, sequer dormir. Pela manhã, voltou à praia, procurou o jovem, uniu-se a ele e, juntos, começaram a jogar estrelas-do-mar de volta ao oceano.

Está escrito em Romanos 12.21: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”

“O mundo é um lugar perigoso para se viver; não por causa das pessoas que são más, mas por causa das pessoas que não fazem nada a respeito”.
Albert Einstein

sexta-feira, 24 de junho de 2011

carta para os meninos

não sei bem como começar essa carta já que não sou um menino, mas achei totalmente injusto ter uma carta só pra nós, meninas.
se você leu aquela carta, gostaria de começar dizendo que vocês também são filhos do Rei dos reis (não vou fazer to
da aquela descrição porque acho que vcs não curtem muito isso, ou não, sei la, kkk), portanto também são príncipes. E sendo príncipes devem se com
portar como tal. sabe toda aquela história de filme, do príncipe rebelde de algum país pequenininho que não respeita ninguém e só faz bobagem e resolve ir pros Estados Unidos e encontra a mulherzinha, e bla, bla, bla... Então, essa história de bancar o rebelde não funciona com Deus não. Não adianta nem tentar.
Salomão foi o homem mais sábio do mundo, apesar disso, viveu uma vida distante de seu Criador e bem no final
zinho dela descobriu que todos aqueles prazeres, festas e mulheres (ele se casou com 700 princesas e teve 300 concubinas, não é invenção não, ta lá em 1 reis 11.3 "nossa ele era o caraaaa!" o cara de pau, só se for) não haviam servido pra nada. Ele percebeu que nada daquilo realmente o havia deixado satisfeito. E olha só que legal: você nem precisa desperdiçar sua vida pra descobrir isso no final, Salomão fez isso por você e ele escreveu suas conclusões e conselhos num livro muito sábio chamado provérbios. Um dos pontos mais fracos de Salomão eram as mulheres, como eu ja disse, ele tinha 1000 mulheres e poderia ter quantas mais quisesse, mas olha só o que ele diz em provérbios 5.3-8: "Os lábios da mulher imoral podem ser tão doces como o mel, e os seus beijos, tão suaves como o azeite; porém quando tudo termina o que resta é amargura e sofrimento. Ela está descendo para o mundo dos
mortos; a estrada em que ela anda é o caminho da morte. Essa mulher não anda na estrada da vida; ela caminha sem rumo, mas não sabe disso. Agora escute, meu filho, e não esqueça o que estou dizendo! Afaste-se desse tipo de mulher. Não c
hegue nem perto da porta da sua casa!
ouviram bem? não cheguem nem perto desse tipo de mulher. Quando a esposa de Potifar tentou seduzir José você sabe o que ele fez? fugiu! Ele fez isso porque sabia que não seria forte para resistir se ficasse la olhando. Em 2 timóteo 2.22 diz: "E você Timóteo, fuja das paiões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com um coração puro pedem a ajuda do Senhor"
continuando em provérbios 5.15, 18,20,21: "Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela. Portanto alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou. Filho, por que dar o seu amor a uma mulher imoral? Por que preferir os encantos da mulher de outro homem? Deus sabe por onde você anda e vê tudo o que você faz."
vocês são filhos do REI, escolhidos e comprados por um alto e doloroso preço; são a imagem do
Deus altíssimo aquele que pintou os céus, formou o mar e amou o seu povo. Por isso, vivam de um modo digno, como um verdadeiro príncipe o faria. Jesus deixou toda a sua glória, só pra salvar a sua vida e levar a culpa por algo que você fez, não é, realmente, muito amor? Ele te escolheu antes da fundação do mundo pra viver de um jeito que O agradasse, para influenciar seus amigos, pra quebrar barreiras, pra ser luz e sal, e até mesmo pra ser "o cara meio esquisito". Sabe eu não posso te dizer que seguir Jesus é algo fácil, porque não é. Você vai pisar na bola muitas vezes, vai sofrer críticas, gozações... mas às vezes eu me pego imaginando que Naquele dia, em que o meu Pai vier nos buscar, em meio a toda a glória desse Rei, a única coisa que nós, seus filhos, conseguiremos pensar é "valeu a pena". Porque, como sabiamente já dizia o salmista:
"É melhor passar um dia no teu Templo do que mil dias em qualquer outro lugar. Eu gostaria mais de ficar na porta da entrada da casa do meu Deus do que morar na casa dos maus" Salmos 84.10

domingo, 19 de junho de 2011

Segunda Chance

Sabe, sempre admirei muito o apóstolo Paulo, o jeito incrível como se converteu, a maneira como escrevia e ensinava... Mas o apóstolo com quem mais me identifico é Pedro.
ele era, talvez, um dos mais participativos discípulos de Jesus, quando Este perguntou aos doze quem eles achavam que Ele era foi Pedro quem disse: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mt 16.16)
Mas em lucas 22.31-34 diz: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Ele porém, repondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conhece, antes que o galo cante."
e ele realmente o fez. Negou Jesus. Não somente uma ou duas vezes, mas três. Aquele que apenas algumas horas antes dissera que estava pronto para morrer com seu mestre, agora o
negava três vezes.
E nós podemos julgar Pedro quantas vezes quisermos, mas todos nós já
negamos Cristo alguma vez. Quando escolhemos mentir para os nossos pais, mesmo sabendo que o Diabo é o pai da mentira (João 8.44); quando falamos mal de alguém mesmo ja tendo ouvido diversas vezes a frase "atire a primeira pedra quem nunca cometeu um erro" (joão 8.7)
Então a primeira lição que podemos tirar da vida de Pedro é que todos nós falhamos. Se nós não cometêssemos erros, Jesus não precisaria ter morrido por nós.
Logo depois de ter negado a Cristo, Pedro chorou amargamente, talvez como nunca tivesse chorado antes. (Mateus 26.75). Pense em como ele estava desapontado
consigo mesmo. Eu consigo imaginar isso muito bem, ja que diversas vezes fiz ou falei algo que sabia que magoaria e muito o meu Deus. Mas então é aí que vem a boa notícia: depois de toda a vergonha, da decep
ção e da tristeza, Jesus ressucita e dá a Pedro uma segunda chance. E essa é a segunda lição que podemos tirar da vida desse discípulo: não importa quantas vezes você falha, Deus te dá sempre uma nova chance de um recomeço.Depois de ter tido esse encontro maravilhoso com Jesus (João 21.15-18), Pedro se sente renovado, e decide seguir a cristo, custe o que custar, até o fim, e dessa vez, pra valer. E ele realmente o faz.
Aquele humilde pescador, desiste de tudo, e começa a pregar, quer para judeus, quer para gentios, a maravilhosa mensagem de esperança do evangelho. Essa é outra lição: tão certo como você vai errar, você também vai acertar. E aí você pode pensar "puxa, então quer dizer que quando sou perdoado minha vida se transforma em um rio de tranquilidade e bênçãos?". É claaaaaaaro, que não.
Quer saber como termina a vida de Pedro? Ele morreu crucificado de cabeça para baixo, porque não se achava digno de morrer como Jesus, o seu precioso mestre.
E foi aí que Pedro entendeu a plenitude de servir a Deus. Nem todo o medo, nem toda a angústia, nem toda dor, pode se comparar com uma eternidade inteira na presença do Rei.
Ele finalmente compreendeu o que muitos cristãos ainda não entenderam: seguir Jesus é segui-lo custe o que custar, em qualquer circunstância!
Agradeça a Deus por todas as "segundas chances" que Ele te deu mesmo sem merecer, e se decida de uma vez por todas, assim como Pedro, a seguir Jesus até o fim.


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Penso em você todos os dias







O pastor de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar. A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central. O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora. Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia. Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita.
A curiosidade do pastor crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali. O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava Jim. Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo restante para orar, que ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali.
E disse a oração que fazia:
“Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias. Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.” O pastor, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse.
“É hora de ir”, disse Jim sorrindo. Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta. O pastor ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes. Teve então, um lindo encontro com Jesus. Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem… Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.
Certo dia, o pastor notou que Jim não havia aparecido. Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo. Durante a semana em que Jim esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante. A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão simpático como Jim não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes… Nada!
Ao encontrá-lo, o pastor colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando Jim ouviu o comentário da enfermeira:
- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar!!
Parecendo surpreso, o velho virou-se para o pastor e disse com um largo sorriso:
- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE VEM! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:
“Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias. Agora sou eu quem o está observando… E cuidando!.”

carta para as meninas

inspiração:http://minhavidacrista.tumblr.com/post/5929270263/carta-para-as-meninas

Hoje em dia não são poucas as meninas que estão cheias de mágoas e frustrações causadas por um coração partido. E é pra elas que eu escrevo agora.
Você ja viu o mar? é tão imenso que quase nem conseguimos ver o seu fim, não é? Mas o meu Deus mediu cada gotinha que existe no oceano com a concha das mãos (isaías 40.12).

Agora tente contar quantas estrelas existem nesse imenso céu. Sim, são muitas, mas isso não é nada se comparado à quantidade que existe no infinito universo. Mas o meu Deus sabe exatamente quantas existem e chama cada estrelinha dessas pelo nome (salmos 147.4). Não é realmente um Deus incrível?





Foi Ele mesmo quem pintou o céu com esse azul maravilhoso que hoje vemos, é Ele ainda que faz cada pôr-do-sol ser um espetáculo diferente todos os dias.



Agora vamos falar um pouco de você. Bem, Deus te conhece desde que você nasceu, aliás bem antes de você nascer. Ele sabe exatamente quantos fiozinhos de clabelo existem em sua cabeça (mateus 10.30), foi Ele quem pintou a cor de seus olhos e deu a eles um brilho especial, um toque suave do mais perfeito artista. E Ele é tão cuidadoso que deu a cada ser humano uma impressão digital diferente. Não é fantástico?
Sabe, é desse Rei dos reis que nós somos filhas, legítimas princesas. Deus nos ama demais e antes mesmo que nós existíssemos Ele já havia escrito um plano perfeito para as nossas vidas. Salmos 139.16 diz: "Os teus olhos me viram a substância ainda informe e no teu livro foram escritos todos os meus dias. Cada um deles escrito e determinado quando nenhum deles havia ainda". É muito amor não acha?

Querida, Ele já escolheu a pessoa certa pra você, alguém quevai te amar, respeitar e vai querer passar o resto de sua vida com você, não apenas uma noite. Por isso nada de ficar correndo atrás de alguém pra ser valorizada, esperando uma mensagem daquele carinha, se escondendo nos lugares só pra ver ele passar... Você é a filha do REI, tem muito valor! O seu príncipe vai chegar, e ainda vai ter que ralar muito pra te merecer! A própria Bíblia nos diz que a mulher virtuosa é mais preciosa do que rubis! Então não é qualquer um que pode passar a mão não! se valorize mais, olha QUEM te valoriza! "mulher virtuosa, quem a achará? o seu valor muito excede ao de rubis..." (Pv 31.10)

nós somos preciosíssimas pra o Pai, nossa função é apenas descansar e esperar. E enquanto esperamos, devemos trabalhar para a honra e glória Dele, na certeza de que nenhuma espera é longa o suficiente quando Deus nos acompanha!

*Ps: ouça essa música e veja a sua tradução na nossa página "músicas"










uhuu \o/







hoje eu estava vendo o histórico de visualizações do blog e nós ja temos 2.104 !! uhuuu \o/
como a jessica prometeu, aqui estamos nós pra explicar como tudo começou...





bem, eu e ela sempre fomos cristãs, praticamente nascemos na igreja, mas (acho que isso acontece com todo crente) íamos mais por querer encontrar com os amigos mesmo. Bem, mas desde 2009 Deus ja tocava no meu coração pra que eu tivesse um compromisso mais sério com Ele (foi quando eu me converti, mas isso já é oooutra história, hihi...). Em 2010, Cristo começou a nos incomodar muito em relação ao nosso testemunho. Nós sempre tentávamos demonstrar que éramos diferentes não ficando com ninguém, não colando, essas coisas, mas Deus estava nos movendo pra uma coisa maior, algo que alcançasse muuita gente. Foi quando surgiu a ideia do blog, o Senhor colocou isso nos nossos corações e logo a gente ja tava fazendo nossa primeira postagem. O nome do blog "melhor que a vida" surgiu da música do Hillsong United "better than life" (quem quiser saber a tradução está na nossa página "músicas"), que quer dizer justamente isso. Nós percebemos que o amor de Deus é muito melhor do que as coisas desse mundo: é melhor do que ficar, do que passar horas conversando e fofocando, é melhor do que dinheiro, sucesso, fama... é melhor até que a vida! E eu acredito sem ter nem um pingo de dúvida que o blog é só o começo de tudo. Deus é ma-ra-vi-lho-so! Ele tem um plano todo especial pra cada um de nós, Ele nos ama demais e quer que nós sejamos sua voz pra essa geração, foi pra isso que Ele nos chamou!





Deus, muito obrigado por ter sido fiel como o Senhor disse que seria. Obrigada pelo blog e porque eu sei que Tu ainda tens muitas coisas especias guardadas para nós no teu livro perfeitamente escrito. Obrigada porque o Senhor abriu os nossos olhos, nos mostrando que um dia contigo é melhor do que mil anos vivendo longe de ti, nós queremos levar essa esperança para muitas outras pessoas e sabemos que Tu queres nos usar pra isso. Nós te amamos Jesus, mais do que o ouro, mais do que o sucesso, mais do que tudo! e queremos que seja assim pra sempre...!





segunda-feira, 6 de junho de 2011

No altar do Senhor

Gideão foi um homem escolhido por Deus,pra libertar Israel.Deus mandou que ele destruisse o altar de um deus chamado Baal,e pela sua fé em Cristo ele obedeceu.Para ter certeza de que essa era a vontade de Deus,Gideão pos um pouco de lã no lugar onde se malha o trigo.Se a lã ficasse molhada e o chão seco,ele teria certeza de que Deus o chamou.Quando Gideão teve a resposta,ainda assim colocou mais uma vez em prova,a vontade de Deus.E o Senhor fez como ele pediu,deixou a lã seca e o chão molhado.E finalmente Gideão obedeceu. Com essa história podemos tirar algumas lições pra nossas vidas :


  1. Quando estamos com algumas dúvida de algumas coisas em relação as nossas vidas,principalmente naquelas que envolvem o nome de Deus,assim como Gideão devemos persistir e não fazer nada sem ter a certeza de que é a coisas certa a fazer mediante os olhos de Deus.É claro que essa história de nós estabelecermos como queremos que Deus nos dê uma resposta é algo muito relativo,pois devemos tomar cuidado pra não confundirmos aquilo que achamos que é da vontade de Deus com aquilo que queremos ouvir.Talvez não seja uma boa ideia,você chegar e dizer ''Deus se chover,eu serei pastora,senão serei cantora'' É algo muito delicado,então sugiro que você busque a presença do Senhor e do Seu jeito,ele irá trabalhar na sua vida!
  2. Esteja disposto!Gideão não ficou enrolando,esperando um sinal.Ele buscou a Deus,e na sua dependência encontrou resposta.O Senhor quer te usar,mas pra isso Ele precisa da sua coragem,porquê certamente não é fácil retirar um deus dos ímpios,mas Deus capacita!Assim como fez Gideão retirar aquilo que o povo(pecador) mais idolatrava.É claro que você não pode entrar na casa do seu amigo,e tirar o santo de lá.Mas se você tem ''poder'' pra afastar as pessoas do pecado,e leva-las pra Jesus,faça por onde.
  3. Derrube os altares. Se existe alguma coisa no seu coração que ocupa o lugar que é só de Jesus na sua vida,derrube!retire!,Jesus disse “E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno.” Marcos 9:47 Poque não vale a pena,sacrificar a prosperidade do seu relacionamento com Deus,por aquilo que a sua carne ama.Tudo aquilo que amamos,sonhamos e planejamos,temos que derrubar por amor a Cristo e deixa que ele governe nossas vidas.Faça como Gideão,derrube os altares de tudo aquilo que tem acupado seu tempo,mas não tem te edificado,te feito crescer na palavra. 
    Deus abençoe :*

    O amor de Deus

    Ninguém nos ama como o Senhor,Ele morreu na cruz do Calvário por ti.O que precisamos entender é que Deus não mostrou se amor apenas quando sentiu toda aquela dor na cruz..As vezes parece que esquecemos de tudo aquilo que Jesus fez, de como Ele nos amou simplismente por vir ao mundo.Essas é uma das suas infinitas provas de amor.O Senhor se esvaziou ,se fez carne,humano assim como eu e você!Parece meio confuso isso de ''se esvaziou'',mas foi isso mesmo.Jesus abandonou toda a sua glória.Gente Ele se esvaziou, deixou sua glória vem em carne,se fez pobre.Você tem ideia do que isso quer dizer?? É algo magnífico!!nem tenho palavras.

    Mas Ele escolheu nos amar,e hoje carrega as marcas de nossos pecados.Não é fácil ser cristão,parceiro.Nesse mundo de hoje então...mas você e eu não estamos sozinhos,Deus nos ama!
    E Ele tenta te dizer isso de todas as formas,em todo tempo.Com o Seu cuidado ,e proteção.
    Mesmo sendo invisível,não existe nada melhor nesse mundo do que sentir o amor de Deus.Aquele que foi,e é capaz de fazer o que for por você.Não espere mais nem um segundo pra sentir essa falicidade,sem tamanho.Vem pra Jesus!!!Agora,se você já é de Cristo e vive de todo coração pra Ele,pense nisso:

    • As pessoas veem o amor de Deus na minha vida?
    • Será que na minha escola,no meu dia a dia aquela pessoa que senta do meu lado que não é crente,já sentiu que eu sou diferente?
    • Eu a trato como as pessoas do mundo,ou sou diferente mesmo arriscando minha boa fama(popularidade)? 
          DEUS É AMOR!!!Sejam também amor!

    sábado, 4 de junho de 2011

    Sofrimento

    Imagine um dia que começa como qualquer outro. Você se levanta para ir ao serviço e, chegando na firma, encontra as portas lacradas. A firma fechou, sem aviso. Você, inesperadamente, ficou desempregado. Tendo obrigações para cumprir, você decide ir ao banco para sacar dinheiro e pagar algumas contas que estão vencendo. Mas, chegando ao banco, eles dizem que sua conta foi fechada, sem explicação, e que você não tem nenhum centavo. O dia já está piorando. Você resolve voltar para casa, ainda tentando entender o que está acontecendo. Chegando perto de sua rua, você percebe vários bombeiros e ambulâncias correndo por todos os lados. Suas vizinhas estão na rua, chorando inconsolavelmente. Antes de você chegar até sua casa, um dos vizinhos chama você e fala palavras que jamais esquecerá: "Aconteceu tão rápido", ele diz, "que não foi possível salvar ninguém. A casa, de repente, explodiu. Todos que estavam dentro morreram. Eu sinto muito. Todos os seus filhos estão mortos."
    Alguns dias passam. Você acorda num lugar estranho. Olhando para seu redor, percebe que está num hospital. Você está sentindo dores terríveis, e uma coceira constante. Depois de algumas horas de sofrimento, a enfermeira avisa que está na hora de visita. No seu caso, várias pessoas serão permitidas entrar para visitá-lo. A primeira pessoa que entra no quarto é sua esposa. Precisando muito de uma palavra de consolo e de explicação, você olha para ela com tanta esperança, nunca imaginando o que ela vai falar. Ela chega perto da sua cama e começa a gritar: "Eu não entendo a sua atitude", ela diz. "Sua fé não vale nada. Você confia num Deus que fez tudo isso? Amaldiçoe o nome de Deus e morra!" Com essas palavras, ela sai do quarto.

    Enquanto você procura entender tudo isso, chegam alguns amigos seus. São velhos amigos, sempre prontos para ajudar. Agora será consolado! Mas, eles entram no quarto, vêem seu estado crítico e seu corpo desfigurado pela doença, e não falam nada. Ficam com a boca aberta, olhando, mas não acreditam. Depois de um longo período de silêncio, um deles fala: "Você mereceu isso. Você deve ter feito alguma maldade muito grande, e Deus está te castigando. Ele tirou todos os seu bens e matou seus filhos. Ele causou esta sua doença. Ele fez tudo isso porque você é mau!" Você começa discutir quando um dos outros concorda com o primeiro, e depois outro também concorda com eles. Não adianta discutir. Para eles, você é um detestável pecador que deve sofrer mais ainda.

    De repente, algumas crianças passam no corredor. Você se anima, porque crianças sempre trazem alegria e amor. Mas, estas crianças param na porta, vêem a feiura do seu rosto e corpo, e saem correndo. "Nunca vi nada tão feio", uma delas comenta.

    Tudo ficção? Jamais aconteceria uma coisa tão terrível? Modifiquei os detalhes para ajudar você, o leitor moderno, sentir na pele o que aconteceu na vida de Jó. O livro de Jó é, possivelmente, o primeiro livro bíblico escrito. Um homem fiel e abençoado por Deus perdeu, num dia só, todas as suas posses e todos os seus filhos. Logo depois, foi atacado por uma terrível enfermidade. A própria esposa foi contra este homem de Deus, e disse: "Amaldiçoa a Deus e morre" (Jó 2:9). Os amigos o condenaram e discutiram com ele para provar a sua culpa (a maior parte do livro relata essas discussões, começando no 2:11 e continuando até 37:24). Todos os conhecidos dele, até as crianças, o desprezaram (19:13-19).
    O livro de Jó trata de um dos assuntos mais difíceis na experiência humana: como entender e lidar com o sofrimento. É um livro rico e cativante que todos os servos de Deus precisam estudar. Um dia, mais cedo ou mais tarde, ele será útil na sua vida. Neste artigo, vamos considerar algumas lições claras e importantes desse livro.
    • Pessoas boas sofremTalvez o ponto principal do livro é o simples fato que pessoas fiéis a Deus ainda sofrem nesta vida. O primeiro versículo do livro já define, do ponto de vista de Deus (veja, também, Jó 1:8) o caráter de Jó: "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal." Enquanto entendemos que o sofrimento entrou no mundo por causa do pecado (Gênesis 3:16-19), aprendemos em vários trechos bíblicos que a dor e a tristeza atingem as pessoas boas e dedicadas. Jó, um homem íntegro, sofreu imensamente. Paulo, um servo dedicado ao Senhor, sofreu muito mais do que a grande maioria dos ímpios (2 Coríntios 11:23-27). Mesmo quando ele pediu a Deus, querendo alívio de algum problema, Deus recusou seu pedido (2 Coríntios 12:7-9). Mas, não devemos estranhar com isso, pois o próprio Filho de Deus sofreu na carne (Hebreus 2:9-10,18). Os que servem a ele sofrem, também.
    • O diabo quer nos derrubar com nosso sofrimentoO propósito de Satanás fica bem claro nos primeiros dois capítulos de Jó. Ele vê o sofrimento como uma grande oportunidade para derrubar a fé dos servos de Deus. Ele aceitou o desafio de tentar destruir a fé de um dos homens mais idôneos do mundo. Depois, ele foi tão ousado que desafiou o próprio Jesus, usando todas as tentações imagináveis para o vencer (Mateus 4:1-11). O diabo entende muito sobre a natureza humana. Ele sabe que pessoas que servem a Deus fielmente quando tudo vai bem na vida podem ser tentadas por meio de alguma calamidade pessoal. Problemas financeiros, a morte de um ente querido, alguma doença grave -- tais sofrimentos na vida são, freqüentemente, o motivo de abandonar a Cristo. Enquanto a mulher de Jó não prevaleceu na vida do próprio marido, o conselho dela (Jó 2:9) vem derrubando a fé de muitas outras pessoas que enfrentam dificuldades na vida. Jó não sabia a fonte de seu sofrimento (capítulos 1 e 2 contam a história para nós, mas ele não sabia de tudo que estava acontecendo entre Deus e Satanás). Às vezes, nós não temos noção da fonte das nossas dificuldades. Mas, podemos ter certeza que o diabo está torcendo para que tropecemos e afastemos de Deus.
    • Amigos nem sempre ajudam
      Três amigos de Jó ficaram sabendo de seu sofrimento, "e combinaram ir juntamente condoer-se dele e consolá-lo" (Jó 2:11). Mas as palavras deles não ajudaram. Ofereceram explicações baseadas nas opiniões deles, e não na verdade que vem de Deus. Onde Deus não tinha falado, eles ousaram de falar. O resultado não foi consolo e ajuda, e sim perturbação e desânimo. A mesma coisa acontece hoje. Quando alguém sofre de um problema de saúde, outras pessoas tendem falar sobre algum caso triste de alguém que teve a mesma doença e morreu. Quando uma pessoa amada morre, muitas pessoas procuram confortar a família com palavras insensatas e até mentirosas. É melhor falar umas poucas palavras com compaixão do que falar muito e entristecer a pessoa mais ainda. Quando sofremos perda, é melhor procurar conselho na palavra de Deus e da boca de pessoas que a conhecem e que vivem segundo a vontade do Senhor.
    • Deus não explica tudo
      Quando sofremos, é natural perguntar: "Por quê?". Jó fez isso (Jó 3:24). Habacuque fez a mesma coisa (Habacuque 1:3). Milhões de outras pessoas têm feito a mesma pergunta. É interessante e importante observar que Deus não responde a todas as nossas perguntas. Pode ler o livro de Jó do começo ao fim, e não encontrará uma resposta completa de Deus à pergunta do sofredor. Durante a boa parte da história, Deus deixou Jó e seus amigos a ponderar o problema. Quando o Senhor falou no fim do livro, ele não explicou o porquê. A partir do capítulo 38, Deus afrima que o homem, como mera criatura, não é capaz de entender muitas das coisas de Deus, e não é digno de questionar a sabedoria divina. Jó entendeu a correção de Deus, e respondeu humildemente:"Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca. Uma vez falei e não replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei" (Jó 40:4-5). Jó pediu desculpas a Deus por ter duvidado da justiça e da bondade do Criador: "Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia....Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42:3,6).
    • Depois do sofrimento, vêm as bênçãos
      O sofrimento desta vida é temporário. O sofrimento de Jó foi intenso, mas não durou para sempre. É bem provável que ele lembrou, durante o resto da vida, daquelas experiências doloridas. Mas a crise passou, e a vida continuou. Deus restaurou as posses dele em porções dobradas. A mesma coisa acontece conosco. Enfrentamos alguns dias muito difíceis, mas as tempestades passam e a vida continua. Vivendo na época da nova aliança de Cristo, nós temos uma grande vantagem. Temos uma esperança bem definida de uma recompensa eterna no céu (Hebreus 11:13-16,39-40; 12:1-3; 13:14). Qualquer sofrimento é pequeno quando o colocamos no contexto da eternidade.
    • Fiéis no sofrimento
      Nós vamos sofrer nesta vida. Pessoas que dizem que os filhos de Deus não sofrem são falsos mestres que ou não conhecem ou não aceitam a palavra do Senhor. Jó perdeu tudo. Jeremias foi preso. João Batista foi decapitado. Jesus foi crucificado. Estêvão foi apedrejado. Paulo sofreu naufrágio e prisões. Você, também, vai sofrer. Os problemas da vida não sugerem falta de fé, e não são provas de algum terrível pecado na sua vida. Às vezes, as provações vêm como disciplina de Deus (Hebreus 12:6-13); às vezes, não. Mas sempre são oportunidades para crescer (Tiago 1:2-4), e convites para adorar a Deus (Tiago 5:13; Jó 1:20). -por Dennis Allan

    8 razões para não evangelizar

    E aí, qual a sua próxima desculpa?

    quarta-feira, 1 de junho de 2011

    Pequenas verdades



    não brinque com seus sentimentos. Corações partidos nem sempre são fáceis de consertar.
    “Sobre tudo o que se deve
    guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” PV 4.23





    Deus não existe? olhe pela janela e repare que cada árvore tem um tom de verde
    diferente, repare na maneira perfeita como nosso corpo funciona: cada parte depende da outra e elas trabalham em perfeita harmonia, repare que todos os dias o Sol aparece de manhã e à noite ele dá o seu lugar para a Lua, tudo isso numa sintonia indiscutível e você ja reparou que existem mais ou menos 50 milhões de espécies de animais no mundo? é tem razão, tudo isso veio de uma explosão, mesmo.



    se sente abandonado, sozinho, magoado, triste, angustiado, cheio de dores e cansado? Ele entende.



    somos filhos e filhas queridos do Rei dos reis. Foi Ele quem nos fez, desenhou com todo o cuidado cada detalhizinho do nosso corpo, foi Ele quem pintou com muito amor a cor dos nossos olhos, quem escolheu se os nossos cabelos seriam lisos ou cacheados... Foi Ele também que nos amou tanto que escolheu morrer para pagar a NOSSA dívida! então, NINGUÉM pode te fazer sentir inferior sem o seu próprio consentimento."não deixe que ninguém os humilhe, afirmando que é melhor do que vocês..." colossensses 2.18


    Não adianta beijar, nem todo sapo vira príncipe.
    "E você, Timóteo, fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com um coração puro pedem a ajuda do Senhor" 2 Tm 2.22


    "nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos alcançar se não fosse o medo de tentar"
    william shakespeare

    "não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você parta protegê-lo" Jeremias 1.8

    LinkWithin